top of page
fundo_vermelho_site_2023.png

Programa educativo

> Encontros gratuitos e abertos ao público para compartilhar os aprendizados e o processo de criação e desenvolvimento do projeto.

PROPOSTA

<ATER> é um projeto cultural e artístico que propõe uma reflexão crítica relacionada aos campos da inteligência artificial (IA), das artes e das tecnologias na atualidade. A partir da perspectiva contracolonial criada pelo mestre quilombola Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo), interessa-nos pensar esses campos tão eurocentrados a partir de outras vozes e presenças, preferencialmente as negras e indígenas brasileiras.

 

Debruçar-se sobre os campos das tecnologias e artes hoje pelo viés contracolonial é mais uma ação para romper com as políticas hegemônicas estruturais e, principalmente, uma postura ética urgente. Como diz Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo), citado por Luiz Rufino no livro Quatro cantos (n1-edições, 2022), “[…] não basta descolonizar é preciso contracolonizar”. Ainda segundo Bispo, “contracolonizar é um ato confluente, assim não disputa a centralidade de nada, pois reconhece que a luta está em contrariar, transgredir, sucatear, rasurar, enfeitiçar e despachar as presenças e obras coloniais.” (BISPO apud RUFINO, 2022, p. 69 e 70).

 

O intuito da série <ATER> é promover e ampliar o debate urgente em torno das questões relacionadas à inteligência artificial em arte e tecnologia no Brasil por meio da criação de ações e espaços de referências para se estabelecer compartilhamentos a partir da criação artística, crítica, curatorial e educacional. Visa, com isso, evidenciar as implicações sociais, éticas e políticas reforçadas pelo sistema algorítmico. Contribui para a compreensão e construção de novas propostas para a arte, tecnologia e inteligência artificial no início da década de 2020.

REGISTROS

PARTICIPE

inscriçã
bottom of page